Análise de Anime
Ficha Técnica
Nome: Monster
Ano: 2004
Episódios: 74
Diretor: Masayuki Kojima
Estúdio: Madhouse
Gênero: Seinen, Drama, Suspense, Policial
Historia - Monster é uma série de mangá Seinen do aclamado autor
Naoki Urasawa que totaliza 18 volumes encadernados e foi publicada na revista
japonesa Big Comic Original, da Shogakukan, entre 1994 e 2001.
Uma adaptação integralmente fiel
em anime, com 74 episódios, foi exibida na NTV entre Abril de 2004 e Setembro
de 2005, tendo sido produzida pela Madhouse. Foi dirigida por Masayuki Kojima,
escrita por Tatsuhiko Urahata e contava com a caracterização de Kitaro Kosaka.
Em 2002, Urasawa escreveu e
ilustrou o livro Another Monster, que explica os eventos de Monster do ponto de
vista de um repórter de investigação.
Em dezembro de 2011 foi anunciado
pela editora Panini que o mangá de Monster será lançado a partir de 2012 no
Brasil.1 Está sendo publicado desde junho de 2012.
.
Resumo - A história inicia-se com uma
citação do livro bíblico do Apocalipse, mais propriamente os versículos 1 a 4
do Capítulo 13:
Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que
tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas
cabeças, nomes blasfematórios. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera:
os pés como os de urso e as faces como as de leão. Deu-lhe o Dragão o seu
poder, o seu trono e a sua autoridade. Uma das suas cabeças estava como que
ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de
admiração, seguiram a Fera e prostaram-se diante do Dragão, porque dera o seu
prestígio à Fera, e prostaram-se igualmente diante da Fera, dizendo: “Quem é
semelhante Fera e quem poderá lutar com ela?”
A
passagem bíblica refere-se à chegada do Anticristo, comparável na série ao
principal vilão, Johan. O seu significado torna-se mais claro ao longo da
série.
Esta
começa em 1986, e acompanha Kenzou Tenma, um excelente neurocirurgião japonês
que trabalha no Hospital Memorial Eisler de Dusseldorf. Tenma é o melhor
cirurgião do hospital, motivo de ser sempre chamado para realizar operações em
pessoas importantes. O seu futuro parece radiante: é um dos favoritos do
director do hospital, respeitado por todos os colegas, tem prometida uma
promoção, namora com a filha do director (Eva Heinemann) e é adorado pelos
pacientes a quem salvou a vida.
A
mudança na vida de Tenma começa quando uma mulher turca o agride porque o seu
marido não foi operado por ele e veio a falecer. Tal aconteceu porque a
política do hospital decretou que Tenma deveria operar outro paciente,
considerado uma personalidade de destaque. È então que Tenma se começa a
aperceber de que o hospital onde trabalha privilegia os pacientes com maior
relevância pública ou posses económicas. Isto é algo com que discorda e que o
revolta, pois, para ele, todas as vidas humanas são iguais.
Certa
noite, chegam ao hospital dois irmãos gémeos em estado grave, Johan Liebert, um
garoto com uma bala na cabeça, e sua irmã Anna Liebert. As crianças eram os
únicos sobreviventes de um massacre que tinha vitimado os pais. Quando Tenma
está para começar a cirurgia de Johan, o prefeito da cidade aparece no
hospital, beirando a morte. Os superiores de Tenma dão-lhe ordens para deixar o
menino e começar a operar o político, mas a sua ética pessoal, contrariando a
ética do hospital, o obriga a continuar com Johan, que acaba sobrevivendo, e a
deixar o político para outro médico, que por infortúnio não conclui a cirurgia
com êxito.
Esta
sucessão de eventos destrói a vida de Tenma, embora o médico tenha agido de
acordo com os seus valores. De imediato, perde a promoção prometida ao posto de
direção na área de neurocirurgia e os superiores declaram-lhe que a sua
progressão na carreira terminou. É afastado dos gémeos, seus pacientes. A sua
namorada termina a relação logo que ele perde o apoio do diretor geral. E tanto
o director do hospital como a sua ex-namorada insistem na ideia de que a vida
das pessoas não é igual, existem seres humanos mais importantes do que outros.
Esta é uma teoria com que Tenma não concorda de todo, e sente-se injustiçado
por ter perdido todo o seu promissor futuro por causa de pessoas que a
defendem.
Uns
dias depois, os gémmeos, que até então tinham revelado um comportamento
misterioso, desaparecem. E, na mesma altura, morrem alguns médicos que tinham
se beneficiado com a decadência de Tenma, entre os quais o pai de Eva, diretor
do hospital. A situação dramática leva ao início de uma investigação conjunta
da polícia e do BKA, representado pelo Inspector Runge. Tenma é, aparentemente,
quem mais lucra com as mortes, pois iria automaticamente receber de volta o seu
cargo alto. Torna-se assim o principal suspeito dos crimes, tanto para a
polícia como para todos que trabalham no hospital, mas, não havendo nenhuma
prova contra ele, o caso é esquecido.
Nesta
altura, a série avança nove anos. Tenma é chefe de cirurgia no Eisler Memorial
Hospital e, embora viva para trabalhar, sente-se feliz e realizado. Um dia, um
criminoso procurado por pequenos furtos e relacionado com o homícidio em série
de casais na Alemanha chega ao hospital após ter sido atropelado. Tenma é o
médico que o opera, e por isso revê o Inspector Runge, que está a investigar o
caso. No decurso da recuperação, o paciente confessa ao Doutor Tenma estar
envolvido nos casos de que é acusado, e muito arrependido pelo que fez. Murmura
constantemente a palavra "Monstro", sem explicar porquê. Simpatizando
com o homem, Tenma decide trazer-lhe um presente numa certa noite, mas
depara-se com o polícia que o vigiava assassinado e a cama vazia. Devido à
semelhança com o caso dos gémeos nove anos antes, Tenma corre atrás do seu
paciente até um edíficio abandonado. E é então que para além do criminoso
reencontra Johan, o gémeo que operou no passado...
Tenma
incide em um encontro inesperado com Johan, que lhe diz ter assassinado aqueles
médicos como forma de agradecimento por salvar sua vida. Sempre apático e de
tremenda inteligência discursiva, revela-lhe ser um maníaco sutil e que aqueles
assassinatos não pesam em sua cabeça. Tenma, já bastante transtornado desde há
muito, abate-se mais com essa notícia e passa a carregar a culpa tremenda que
Johan desconsidera.
Eva
guarda uma prova crucial de que não foi Tenma o assassino, mas também sabe como
incriminá-lo. Sua luxúria não deixava transparecer que gostava de Tenma mesmo
após deposto, por isso o deixou. A soberbia é imensa, não sabe ser sincera.
Agindo assim, nunca conseguiria fazê-lo entender que não é uma mera
interesseira; ou melhor, nem tentaria fazê-lo saber esse tipo de coisa. Depois
que Tenma torna a ser diretor de neurocirurgia, ela o pressiona constantemente
para reatar o relacionamento amoroso. Bastante esclarecido, Tenma resolve não
mais se relacionar com pessoas sovinas. Magoada e naturalmente vingativa, Eva
resolve incriminá-lo pelos famosos homicídios no hospital e relata umas coisas
à polícia. O cirurgião deixa de ser visto como mero suspeito e é tido como
criminoso responsável por delitos hediondos.
É
prisão ou fuga. Tenma escolhe fugir e resolve encontrar o monstro que
ressuscitara, a fim de provar sua inocência, e para resolver os conflitos
subjetivos que se formam em sua cabeça por causa da situação tão complicada e
absurda a que chega sua vida. Foragido, será perseguido pelo Detetive Lunge, um
cara extravagante e demasiado racional que memoriza as coisas por meio de
gestos com os dedos. Obcecado pelo caso, já desconfiava bastante de Tenma desde
que os assassinatos no hospital eram novidade, mas sempre segue pistas; nunca
presume nada como outros o fazem.
A maior
parte da história se passa a seguir, enquanto Tenma está foragido. Em sua
jornada fugitiva e em procura do volúvel paradeiro de Johan, Tenma conhece
indivíduos fantásticos (nas conotações mais clássicas da expressão) e descobre
que o buraco é mais em baixo - chega mesmo aos confins mais proibidos no que se
refere à história da Alemanha, eventualmente encontrando-se até com um
psicólogo que, na segunda guerra, trabalhava com condicionamento de pessoas,
desde a nascença delas, a fim de não terem identidade, se tornarem moralmente
imunes a tudo, terem total autocontrole de seus valores.
Pós –
É o mesmo estilo de Death Note quem o viu deve ver este também pois vai se
encontrar com um anime fantástico e inteligente, com um bom enredo imagem e
trilha sonora Monster tem a capacidade de levar o fã para dentro da tela e viver
como se fosse o personagem por se tratar de uma historia próxima a da vida
real, não precisa de coisas apelantes tipo poderes e monstros de outro mundo,
pois consegue conquistar fã do jeito que é e mais uma coisas é anima para gente
grande !
Contra – É um anime bem violento,
não há banhos de sangue para quem gosta, e nem cenas apelonas, é um anime cheio
de vingança, corrupção, interesse é viciante.
Considerações Finais – Bom para fugir doa animes já cansativos e das modinhas,
é um anime no qual prende e quem assiste passa noite em claro assistindo
querendo ver mais e enquanto não acaba não da para parar de ver, até quando
acabar esta analise vou assistir mais um rsrs, um boa trilha sonora que da a
tensão a história o rapaz Jordan nos faz lembrar do Raito por ser uma cara
inteligente e conseguir com que as pessoas façam as coisas por ele até matar as
pessoas matam, e ainda passar por um cara bonzinho com cara de anjo.
Eu gosto muito destas publicações, estão de parabens
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